Buscar no site
O que é uma caixa de disjuntor?
A caixa de disjuntor elétrico é a principal ponto de distribuição de circuitos elétricos em sua casa. Geralmente fornece entre 100 e 200A (amperes) de energia, dependendo da classificação do painel.
Há várias etapas até a energia elétrica chegar ao quadro de distribuição em sua residência. No Brasil, por exemplo, quase toda eletricidade do país é produzida em usinas hidroelétricas.
Depois de gerada, a energia elétrica chega na cidade por meio de linhas e torres de transmissão de alta tensão, que podem ser vistas nas estradas. Ao chegar ao seu destino, a energia passará pelos transformadores de tensão nas subestações para diminuir a voltagem. Após isso, a energia segue pela rede de distribuição por meio dos fios instalados nos postes fixados, chegando na sua casa.
A energia flui por meio de um medidor elétrico, que registra seu uso de eletricidade e depois chega até o quadro/painel. Alguns sistemas também possuem uma grande chave seccionadora entre o medidor e o painel.
Os fios da entrada de serviço se conectam a dois terminais grandes, que são posicionados, geralmente, perto da parte superior do painel. Esses terminais são sempre energizados, a menos que a empresa concessionária desligue a energia.
Os terminais, e toda a fiação conectada à caixa do painel, são cobertos por um painel de metal plano chamado de tampa frontal, que podem ser vistos ao abrir o quadro de disjuntor.
A tampa frontal possui recortes que permitem o acesso a todos os disjuntores. Não remova a tampa frontal, a menos que saiba o que está fazendo.
O disjuntor principal do quadro
A maioria dos painéis de disjuntores possui duas linhas verticais de disjuntores e um disjuntor principal/geral localizado na parte superior. Este disjuntor controla a energia de todos os outros disjuntores. Se você desligar o disjuntor principal, desligará todos os circuitos da casa de uma só vez.
No entanto, isso não significa que o painel não esteja energizado. Os terminais que se conectam às linhas de serviço permanecem energizados, quer o disjuntor principal esteja ligado ou desligado. É por isso que você nunca deve remover a tampa frontal ou ficar espreitando dentro de um painel de disjuntores.
Os disjuntores de derivação
Os disjuntores nas duas linhas verticais são principalmente para circuitos de derivação, que inclui os circuitos de 15A que alimentam os circuitos regulares de iluminação e saída e os de 20A que abastecem tomadas na cozinha, garagem e outras áreas, além de alguns aparelhos eletroeletrônicos.
Os disjuntores maiores que fornecem 30, 40 ou 50 amperes são disjuntores de dois pólos que possuem alavancas de tamanho duplo. Os disjuntores maiores são usados para aparelhos de 220 volts, como fornos elétricos, torneiras e chuveiros.
Um disjuntor grande também pode fornecer um circuito alimentador que fornece energia a um pequeno painel de disjuntor, chamado subpainel, em outro lugar da casa. Os subpainéis são frequentemente usados para fornecer energia para diferentes áreas da casa.
Dimensionamento do quadro do disjuntor
A capacidade padrão do painel de disjuntores residencial é de 200A. No entanto, há casas antigas que ainda utilizam painéis de 100A, que podem funcionar perfeitamente, dependendo das necessidades do usuário.
Alguns sistemas mais antigos podem ter painéis de 60A, estes geralmente têm fusíveis em vez de disjuntores. Apesar de não serem tão usados nos dias de hoje, esses quadros são seguros quando projetados e mantidos adequadamente, mas se você tiver algum problema com um ou se precisar adicionar um circuito para obter mais serviços, o ideal é atualizar diretamente para um quadro com disjuntor.
Um painel maior em si não usa mais eletricidade. Significa apenas que você terá mais espaço disponível para adicionar circuitos e mais capacidade elétrica para suprir as necessidades de sua casa à medida que elas surgirem.
Fontes: The Spruce, CPFL, A Geradora, AES Brasil, Rand, Clamper