fbpx

Buscar no site

A revolução da lâmpada está apenas começando


Os painéis solares e turbinas eólicas recebem muita atenção, mas um item essencial e extremamente discreto está ajudando a remodelar a economia de energia nos Estados Unidos: a lâmpada elétrica.

Na última década, os fabricantes correram para tornar suas lâmpadas mais eficientes. A competição de mercado ajudou as pessoas a economizarem energia e dinheiro – e o meio ambiente também agradeceu.

As lâmpadas incandescentes tradicionais foram rapidamente substituídas por uma iluminação com maior eficiência energética. A mudança reduziu a demanda de eletricidade nos lares americanos, economizando dinheiro dos consumidores e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

A economia de energia deve aumentar à medida que as lâmpadas LED altamente eficientes e cada vez mais baratas continuam substituindo as lâmpadas mais antigas.

As principais lâmpadas do mercado

As lâmpadas incandescentes tradicionais gastam muita energia como calor para criar luz. Eles duram cerca de um ano, em média.

As lâmpadas incandescentes de halogênio aprimoradas consomem até 30% menos energia do que as lâmpadas tradicionais e podem durar três vezes mais.

As lâmpadas fluorescentes compactas e encaracoladas usam até 75% menos energia do que as lâmpadas tradicionais e podem durar 10 anos. Mas eles podem demorar a clarear e ter uma qualidade de luz mais baixa.

As lâmpadas de LED consomem até 85% menos energia do que as lâmpadas tradicionais e podem durar 25 anos, sem algumas das desvantagens das lâmpadas fluorescentes compactas.

Mas os defensores da eficiência energética temem que o governo Trump possa diminuir o ritmo dessa revolução da iluminação. No mês passado, o Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou que retiraria um regulamento da era Obama que quase dobraria o número de lâmpadas sujeitas a requisitos de eficiência energética.

Grupos do setor também estão pressionando os novos requisitos de eficiência de iluminação que entrarão em vigor no próximo ano.

Depois de subir por décadas, o uso de eletricidade pelas famílias americanas diminuiu nos últimos oito anos.

A recessão econômica no final dos anos 2000 contribuiu para uma queda inicial na demanda de eletricidade, mas, à medida que a economia melhorou, a iluminação e outras melhorias na eficiência energética continuaram a reduzir o uso doméstico de eletricidade.

Uma nova geração de lâmpadas halógenas substituiu inicialmente as incandescentes tradicionais, mas, mais recentemente, as vendas de LEDs altamente eficientes aumentaram à medida que seus preços caíram.

A mudança para uma iluminação mais eficiente tem sido relativamente rápida devido à curta vida útil das lâmpadas tradicionais.

Embora os consumidores possam substituir uma geladeira ou máquina de lavar louça antiga por um modelo mais econômico uma vez a cada 10 anos, por exemplo, as lâmpadas incandescentes duram apenas cerca de um ano antes de serem substituídas. E essa substituição gera uma enorme economia.

Fontes: The Verge, NY Times, US Energy