fbpx

Buscar no site

Startup apoiada por Bill Gates promete inovar no segmento de energia solar


O bilionário Bill Gates está apoiando um novo empreendimento que visa transformar a luz solar em uma fonte de calor superior a 1.000 °C.

Gates e outros investidores apostam na tecnologia desenvolvida pela empresa Heliogen, que promete concentrar a luz solar para atingir temperaturas altas o suficiente para alimentar a indústria sem emissões de carbono.

Bill Gross, executivo-chefe e fundador da Heliogen, com sede na Califórnia, disse que a empresa representa um salto tecnológico no combate às emissões da indústria e dos transportes que representam 75% de carbono liberado no mundo.

A empresa desenvolveu um software que alinha uma grande variedade de espelhos para refletir a luz do sol em um alvo, criando uma fonte de calor quase três vezes mais intensa que os sistemas solares convencionais.

 

Startup pretende reduzir a emissão de carbono nos processos industriais

 

A tecnologia pode gerar temperaturas altas o suficiente para fabricar cimento sem combustíveis fósseis.

O cimento é a terceira maior fonte de emissões do mundo, atrás do petróleo e do carvão, e sua produção deve crescer devido à urbanização nos países em desenvolvimento e ao crescimento econômico.

A Heliogen tem o apoio de investidores e empreendedores de capital privado que acreditam que sua tecnologia poderia ajudar as indústrias mais poluentes a reduzir suas emissões de carbono.

Gates disse que estava satisfeito por ser o patrocinador inicial de um “desenvolvimento promissor na busca de um dia substituir o combustível fóssil”.

“Hoje, processos industriais como os usados ​​para fabricar cimento, aço e outros materiais são responsáveis ​​por mais de um quinto de todas as emissões”, acrescentou.

“Esses materiais estão em toda parte em nossas vidas, mas não temos avanços comprovados que nos proporcionem versões acessíveis e com zero carbono. Se chegarmos a zero emissões de carbono em geral, temos muito o que inventar”.

Além disso, a Heliogen disse que está gerando tanto calor que sua tecnologia pode eventualmente ser usada para criar hidrogênio limpo em escala. Esse hidrogênio livre de carbono poderia então ser transformado em combustível para caminhões e aviões, por exemplo.

Fontes: The Guardian, Business Wire, CNN